Seguir ou não: tomada de decisões e liderança durante o deslocamento de bandos de Babuínos

É motivo de muita curiosidade saber como, por exemplo, cardumes de peixes, bandos de aves e primatas não humanos se deslocam pelo ambiente. Eles não podem dizer uns para os outros: "hey, fulaniho, vamos ao supermercado comprar umas frutas? Preciso comer" Mesmo assim, aparentemente sem uma comunicação tão explícita como a nossa, animais sociais mantém a coesão do grupo. A pergunta que fica é, como ?


No presente texto eu pretendo mostrar como os resultados de um presente estudo, o qual chegou a conclusão que, entre os babúinos, o deslocamento é feito de forma concensual - existe uma negociação e, depois uma tomada de decisão; legal né?

Mecanismos de deslocamento.

A literatura aponta dois mecanismos principais:

Auto-organização: o processo de deslocamento surgiria como uma propriedade emerge da organização biológica e interação dos indivíduos do grupo.

- Liderança: um indivíduo ou mais é que se responsibiliza pelo deslocamento do grupo.


Além dos mecanismos, existem 2 processos:

- Combinado: estímulos tanto exógenos como endógenos regularia o deslocamento. Esse tipo de mecanismo é bem claro nos processos de migrações de muitas aves. Oscilações hormoniais (estímulo endógeno), bem como fotoperíodo (estímulo exógeno) podem sinalizar para o bando sair de um lugar e migrar para outro.













- Consensual: os indivíduos fazem uma "negociação" e tomam uma decisão, o consenso pode ser alcançado de duas formas. Comum em lobos, gorilas, quatis, zebras e abelhas.












- Despótico:
um indivíduo (o dominante) decide e pronto.
- Democrático: mais de um indíviduo participam do processo de tomada de decisão.


Em estudo recente publicado na Animal Behaviour pesquisadores observaram de fevereiro a agosto de 2006 como babuínos Chacma se deslocavam, após o bando ter acordado.
Eles obervaram um grupo de 34 -39 indivíduos na Reserva Natural De Hoop, África do Sul.

O que os pesquisadores fizeram?

Os pequisados quantificaram quantas vezes os adultos tentavam avançar 20m além da periferia do grupo, se aquela tentativa era bem sucedida (a tentaiva bem sucedida foi definida como: indivíduos que se deslocavam 20m além, e eram seguido por pelo menos outros 5 indivíduos.

O que eles concluíram?

Os pesquisadores concluíram que os babuínos Chacma se deslocam pelo mecanismo de liderança, por um processo consensual e democrático. Por que consensual? Por que muitos indivíduos que se deslocavam 20m além da periferia, e não eram bem sucedidos (ninguém o seguia), voltava ao grupo.

Eles observaram que os machos se engajam mais em tentativas e são bem mais bem sucedidos nas mesmas. Por outro lado, as fêmeas (especialmente as lactantes) se engajam menos em tentativas de partida. Os pesquisadores inferem que a alta vulnerabilidade da prole (risco de infantícidio, por exemplo) poderia explicar os resultados encontrados.

É sabido que em outros grupos de babuínos (não Chacma) o processo pode ser liderado por fêmeas dominantes. Esse artigo já nos mostra o contrário, em Chacma o deslocamento é liderado mais pelos machos. O mais interessante é notarmos a presença mecanismo de negociação entre os indivíduos do bando, deixando as claras que não é somente os seres humanos que tem essa capacidade. Até os babuínos se esforçam para chegar a um consenso!

Estou lendo um artigo de processo consensual em peixes, parece bem interessante!
Por certo, mais tarde eu o divulgo aqui, aguardem!

Referência:

Stueckle, S.; Zinner, D. To Flollow or not to follow: decision making and leadership during the morning departure in chama boboons. Animal Behaviour, 75, 2008.



Comments are closed.